Fonte : Isto é DINHEIRO
A operadora que nasceu no youtube
Já ouviu falar do emo? Do tapa na pantera? Da dança do quadrado? sucessos da internet, eles embalam a chegada da Aeiou ao mercado de telefonia celular
hugo cilo
MELO DA SILVA, PRESIDENTE DA AEIOU, CARREGADO PELA EQUIPE DE MARKETING:"Queríamos nascer como uma empresa jovem e moderna. E os jovens estão mais ligados no YouTube do que na tevê" | ||||
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VOCÊ COM CERTEZA CONHECE a top model Gisele Bündchen e o ator americano Silvester Stallone, milionário casal-propaganda do novo Volkswagen Gol. Mas o que dizer de Maria Alice Vergueiro e Guilherme Zaiden? Provavelmente, nunca ouviu falar. Todos são pop stars da publicidade. O primeiro casal dispensa apresentações. O segundo, no entanto, conquistou a fama pelos vídeos "Tapa na pantera" (uma senhora que diz fumar maconha diariamente) e "Confissões de um Emo" (desabafos de um representante da tribo que se assemelha aos darks dos anos 80). Meses atrás, Maria Alice e Guilherme eram anônimos. Hoje, compõem um time de celebridades brasileiras do YouTube - site que reúne vídeos de toda parte do mundo, já vistos por milhões de pessoas. A popularidade deles, principalmente entre os jovens, assíduos usuários da web, despertou o interesse da agência de publicidade Big Man, que produziu um vídeo hilário para o lançamento oficial da nova operadora de celular de São Paulo, a Aeiou (pronucia-se "aiou"), em setembro. A idéia foi simples e barata: a agência contratou as figuras mais bizarras do YouTube e as colocou cantando "Chegou a Aeiou", ao estilo do clipe "We are the World", uma música que ficou famosa nos anos 80 quando grandes artistas se juntaram para combater a fome na África. Só que, desta vez, as vozes são do emo, da simpatizante da cannabis e de outras celebridades, como o anão que faz a "dança do quadrado" e a empregada doméstica Maria Sonia de Souza, que tem, digamos, algumas dificuldades com o idioma de Camões. "Queríamos nascer como uma empresa jovem e moderna", disse à DINHEIRO o presidente José Roberto Melo da Silva, que teve a sacada da campanha ao observar o comportamento dos três filhos. "Eles estão mais ligados no YouTube do que na tevê", garante.
O custo da campanha da Aeiou é mantido a sete chaves, mas evidentemente está bem distante dos investimentos publicitários das concorrentes. Especialistas estimam que o valor não ultrapassa a cifra dos US$ 200 mil, enquanto a gigante Oi fala em gastar cerca de R$ 90 milhões apenas para entrar no mercado de São Paulo. O clipe da Aeiou é praticamente caseiro e foi colocado apenas no YouTube. Essa é a primeira vez que uma empresa nasce dentro de uma mídia democrática e gratuita. "Como o público-alvo da empresa é o jovem, o YouTube é o canal de distribuição ideal", justifica o diretor de criação Marcelo Camargo. Ele deve estar certo. Em apenas cinco dias, já foram distribuídos dez mil chips por meio do site da empresa e mais 60 mil cadastros, número que estava previsto para um mês. A surpreendente procura deve render à Aeiou uma base de meio milhão de clientes nos próximos 12 meses, cerca de 50% da capacidade da rede.
OS ASTROS DA AEIOU
Os personagens do clipe da operadora e sua audiência na internet
O empresário Melo da Silva também garante que os custos da Aeiou serão tão baratos quanto a campanha. "Teremos tarifas semelhantes às de planos pós-pagos, mas com o controle do pré-pago", diz ele, ao se referir ao custo do minuto, que varia de R$ 0,07 a R$ 0,63. Na média do mercado, a tarifa do pré-pago é de R$ 1,29, e a do pós, de R$ 0,40. Além de atingir em cheio o público jovem, a Aeiou irá intensificar a idéia "Fale mais pelo mesmo valor", segundo o presidente da empresa. "O brasileiro utiliza 83 minutos por mês, em média, cerca de R$ 30. Na Índia, esse tempo salta para 450 minutos e na China para 350 minutos/ mês", argumenta Melo da Silva. Na estréia, a cobertura da Aeiou está limitada a São Paulo, ABCD, Guarulhos, Osasco. Em 12 meses, a operadora espera cobrir a área DDD 11. "Chegamos de forma modesta para consolidar, em breve, nosso espaço no mercado", conclui o presidente da Aeiou.
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